
Advogado de Harry disse que “Daily Mirror” pagará indenização e custos de processo que Harry havia aberto contra o jornal que, segundo ele, grampeou seu telefone para obter informações privadas sobre a relação do Duque de Sussex com a família real. Tabloide britânico condenado por grampear príncipe Harry
O príncipe Harry alcançou um acordo com a editora do jornal britânico “Daily Mirror”, que ele processava por grampos em seu celular, anunciou nesta sexta-feira (9) o advogado de Harry.
Pelo acordo, ele receberá indenização “substancial” e, em troca, desistirá do processo, que havia aberto em 2022. No entanto, em comunicado após o anúncio, Harry disse que seguirá com sua luta para “expurgar” notícias falsas da imprensa.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Como eu já disse em dezembro, nossa missão continua”, disse o duque de Sussex, em comunicado lido por seu advogado na porta de um tribunal em Londres. “Esta é a razão pela qual comecei esse processo e pela qual continuarei até o fim.”
Desde que deixou seus compromissos na família real, em 2020, Harry vem denunciado o que diz ser um complô da imprensa britânica para produzir notícias falsas sobre a monarquia.
Em dezembro, o Supremo Tribunal decidiu que Harry tinha sido vítima de recolha ilegal de informações, incluindo escutas clandestinas por parte de jornalistas dos tabloides Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People, com o conhecimento dos seus editores. Por isso, determinou que a editora pagasse cerca de R$ 900 mil ao duque de Sussex.
No entanto, o julgamento de dezembro havia considerado apenas 33 dos 148 artigos dos quais Harry reclamou, decidindo a seu favor em 15 deles. Seu advogado, David Sherborne, disse ao tribunal que a editora cedeu o restante de sua reivindicação e concordou em pagar outra quantia substancial e as custas judiciais do duque de Sussex.
“Tudo o que dissemos que estava acontecendo no Mirror Group depois se provou que estava de fato acontecendo, e na verdade muito pior, como o tribunal decidiu em seu julgamento extremamente contundente”, disse Harry, em comunicado lido fora do tribunal por seu advogado.
Príncipe Harry deixando tribunal após servir como testemunha em caso contra tabloides britânicos em 6 de junho de 2023
Alberto Pezzali/AP

