Star Diesel Center

Hamas deu resposta positiva a proposta de nova trégua, diz premiê do Catar
hamas-deu-resposta-positiva-a-proposta-de-nova-tregua,-diz-premie-do-catar

Hamas deu resposta positiva a proposta de nova trégua, diz premiê do Catar


EUA também disseram ter recebido resposta do grupo terrorista sobre texto de nova trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Tanque de guerra israelense perto da fronteira coma Faixa de Gaza
Amir Cohen/Reuters
O Hamas deu uma “resposta positiva” à proposta de uma nova trégua com Israel na guerra que os dois lados travam na Faixa de Gaza, disse nesta terça-feira (6) o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdul-Rahman, que intermedeia as negociações ao lado dos Estados Unidos e do Egito.
“Recebemos uma resposta do Hamas em relação ao marco geral do acordo sobre os reféns. Esta resposta contém alguns comentários, mas no geral é positiva”, disse o premiê catariano em Doha ao lado do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que viajou ao Oriente Médio.
Também em pronunciamento, Blinken disse que a proposta de trégua atual “não só repete, mas expande a pausa prévia para alcançar a libertação dos reféns remanescentes e garantir um alívio humanitário para Gaza.
Em comunicado, o Hamas confirmou ter respondido formalmente à proposta de trégua, mas não disse se a resposta foi positiva ou negativa. O teor da proposta também não havia sido divulgado até a última atualização desta notícia, mas, à agência de notícias Reuters, um membro do Hamas disse que o grupo terrorista está tentando a libertação “do maior número de palestinos presos” em prisões israelenses possíveis.
Na primeira trégua, em novembro, Israel se comprometeu a interromper os bombardeios em Gaza em troca da libertação de parte dos reféns sequestrados pelo Hamas nos ataques do grupo terrorista ao sul de Israel em 7 de outubro. Pelo acordo, Tel Aviv também libertou prisioneiros palestinos na Cisjordânia.
O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou nesta terça que “há um movimento” na tentativa que EUA, Egito e Catar fazem para destravar o acordo.
Já o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu governo estava estudando a resposta do Hamas à estrutura.
“A resposta do Hamas foi transmitida pelo mediador do Catar ao Mossad. Seus detalhes estão sendo cuidadosamente avaliados pelos funcionários envolvidos nas negociações”, disse o comunicado.
Nesta sexta, o governo de Israel disse que mais de 30 reféns que ainda estão em poder do Hamas morreram na Faixa de Gaza.
EUA tentam selar cessar-fogo entre Israel e Hamas